Plantas medicinais

Passiflora para que serve

A passiflora, também conhecida como flor do maracujá, é uma planta medicinal com diversas propriedades benéficas. Aqui estão alguns dos benefícios da passiflora:

  1. Combate à ansiedade e ao estresse: A passiflora contém flavonoides, como a crisina, que interferem no funcionamento do ácido gama-aminobutírico (GABA), um neurotransmissor inibidor do sistema nervoso central. Isso ajuda a regular o ciclo do sono, melhorar o estado de ânimo, diminuir a ansiedade e o estresse.
  2. Diminuição da pressão arterial: Alguns estudos indicam que a passiflora ajuda a diminuir os valores da pressão arterial e o ritmo cardíaco devido à sua propriedade hipotensora, miorelaxante, vasodilatadora e cardiotônica.
  3. Regulação do ritmo cardíaco: Os flavonoides e alcaloides encontrados na passiflora contribuem para a regulação do ritmo cardíaco devido aos seus efeitos calmantes e ansiolíticos.
  4. Alívio dos sintomas da menopausa: A passiflora pode ajudar a aliviar os sintomas associados à menopausa, como palpitações cardíacas, insônia, ondas de calor, dor de cabeça e irritabilidade.
  5. Atuação como anticonvulsivo: Alguns flavonoides presentes na passiflora possuem efeito no sistema nervoso central, exercendo atividade anticonvulsiva, de forma a prevenir e diminuir a frequência dos episódios convulsivos e a sua duração.
  6. Prevenção do câncer: A passiflora contém a crisina, um componente flavonoide com propriedades antioxidante e anti-inflamatória, exercendo efeito protetor contra diferentes tipos de câncer.
  7. Alívio de problemas digestivos: A passiflora é utilizada tradicionalmente para tratar doenças gastrointestinais devido à sua propriedade anti-inflamatória e antiespasmódica, ajudando a melhorar o funcionamento do intestino e a aliviar os espasmos digestivos associados à gastrite e à colite.

Como fazer chá de passiflora?

  1. Aqueça 1 xícara de água até que comece a ferver.
  2. Coloque 2 colheres de chá de folhas secas de passiflora em um infusor de chá ou diretamente na xícara.
  3. Despeje a água fervente sobre as folhas de passiflora.
  4. Deixe a mistura repousar por 10 minutos.
  5. Coe o chá e está pronto para ser consumido.

Você pode beber o chá de passiflora até 3 vezes por dia, sendo a última vez, de preferência, 2 horas antes de dormir. Lembre-se, é sempre importante consultar um profissional de saúde antes de começar a consumir qualquer tipo de chá medicinal para garantir que é seguro para você.

Benefícios do chá de passiflora

  1. Construção e manutenção da massa muscular: A passiflora participa do processo de produção de melatonina (hormônio do sono) e serotonina (neurotransmissor importante para a regulação do humor e bem-estar), auxiliando no controle do apetite e contribuindo para a boa memorização.
  2. Prevenção da depressão: Este chá ajuda a evitar a depressão devido à sensação de bem-estar que proporciona. Seus componentes químicos primários, alcaloides e flavonoides, agem de forma relaxante e antidepressiva no organismo.
  3. Melhora da concentração: Ao proporcionar maior sensação de bem-estar e relaxamento, a pessoa consegue alcançar um maior estado de concentração.
  4. Contra infecções: O chá de passiflora possui ação antibactericida, sendo uma aliada contra infecções.
  5. Contra a doença de Parkinson: Acredita-se que a presença dos alcaloides harmina e harmalina na passiflora possam ser eficazes contra o Mal de Parkinson, porém ainda não há detalhamento dos mecanismos.
  6. Controle da pressão arterial: As harmalas, substâncias presentes na passiflora, inibem o consumo excessivo e desnecessário de oxigênio pelo cérebro. Além disso, acredita-se que estes compostos também são responsáveis por diminuir os níveis de circulação e respiração, reduzindo a pressão arterial.
  7. Antioxidante e anti-inflamatória: A passiflora contém notáveis quantidades de flavonoides, apresentando atividade antibacteriana, anti-inflamatória, antiviral, vasodilatadora e antialérgica. É benéfica para a saúde do coração e possui excelente capacidade antioxidante, limitando os efeitos prejudiciais dos radicais livres e ajudando a proteger as células.
  8. Auxílio no emagrecimento: Por causa de suas ações tranquilizantes, ansiolíticas e antidepressivas, a passiflora pode auxiliar no emagrecimento, agindo no controle da compulsão alimentar.

A Passiflora, também conhecida como maracujá, é uma planta trepadeira que pode ser cultivada em casa com alguns cuidados. Aqui estão as etapas para plantar Passiflora em casa:

  1. Escolha da variedade: Antes de começar a plantar sua Passiflora Edulis, é importante escolher a variedade ideal para o seu clima e região. Existem diversas espécies de maracujá, mas as mais comuns são a amarela e a roxa.
  2. Localização: Escolha um local com sol pleno ou meia sombra. A Passiflora precisa de pelo menos 3 horas de sol por dia.
  3. Preparação do solo: O solo deve ser bem drenado e rico em matéria orgânica. Você pode preparar o solo adicionando composto ou fertilizante.
  4. Plantio: Plante as mudas em covas com profundidade e largura suficientes para acomodar as raízes. Coloque um pouco da terra adubada no fundo do buraco antes de fazer o plantio.
  5. Rega: Regue regularmente, mas evite encharcamento. A rega deve ser feita de manhã para evitar que as folhas fiquem úmidas à noite, pois isso pode causar infecções por fungos.
  6. Suporte: Instale um suporte para a planta trepar, como uma treliça ou arame.
  7. Poda: Realize podas regulares para controlar o crescimento e estimular a produção de frutos.
  8. Colheita: Colha os frutos quando estiverem maduros e caídos no chão.

Lembre-se, a Passiflora é uma planta resistente e de fácil cultivo, ideal para quem deseja ter uma horta ou pomar em casa. No entanto, é sempre importante consultar um especialista ou um guia de jardinagem confiável para obter as melhores práticas de cultivo para a sua região específica.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Gostou deste blog? Por favor, divulgue