O que é alecrim
O alecrim é uma erva aromática comum na região do Mediterrâneo. Suas folhas perfumadas, semelhantes a agulhas, e suas flores brancas, rosa, roxas ou azuis tornam-no uma planta encantadora. Vamos explorar os benefícios e propriedades do alecrim em detalhes:
- Melhorar o Sistema Nervoso:
- O alecrim estimula a circulação e o sistema nervoso, sendo útil em casos de esgotamento mental devido ao excesso de trabalho.
- Ajuda a melhorar a memória, concentração e raciocínio.
- Pode ser usado na forma de óleo essencial para aromaterapia.
- Aprimorar a Digestão:
- Possui ação antiespasmódica, reduzindo a produção de gases e diminuindo a distensão abdominal.
- Ajuda a controlar a acidez gástrica e protege o intestino da irritação e inflamação.
- Complementa o tratamento para gastrite causada pela bactéria Helicobacter pylori.
- Proteger o Fígado:
- Possui efeitos hepatoprotetores e diuréticos.
- Estimula as enzimas do fígado responsáveis pela desintoxicação do organismo.
- Protege contra infecções e inflamações hepáticas, como a hepatite.
- Ação Antioxidante:
- Rico em antioxidantes como ácido rosmarínico, ácido cafeico e ácido carnósico.
- Melhora o sistema imunológico e previne infecções.
- Beneficia a saúde da pele.
O alecrim pode ser utilizado de diversas formas: em chás, banhos, tinturas e como tempero para alimentos. Seu nome científico é Rosmarinus officinalis, e você pode encontrá-lo em supermercados, lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação. Experimente incorporar o alecrim em sua rotina para aproveitar seus benefícios.
Proteção Neurológica
Os cientistas descobriram que o alecrim também pode ser bom para o cérebro. O alecrim contém um ingrediente chamado ácido carnósico, que pode combater os danos causados pelos radicais livres no cérebro. Alguns estudos em ratos identificaram que o alecrim pode ser útil para pessoas que sofreram um derrame . Rosemary parece ser protetor contra danos cerebrais e pode melhorar a recuperação.
Prevenir O Envelhecimento Cerebral
O alecrim pode retardar o desgaste natural das células cerebrais, prevenindo o envelhecimento cerebral. Os cientistas descobriram que o alecrim retardou a degradação de um importante hormônio cerebral conhecido como acetilcolina. A acetilcolina está envolvida na formação de novas memórias e na regulação da atividade muscular. Os cientistas propõem que o alecrim pode ser valioso para a prevenção e tratamento da demência.
Câncer
O uso do extrato bruto de alecrim etanólico em teste, retardou a disseminação de leucemia humana e células de carcinoma de mama . O resultado de outro teste, concluiu que o alecrim pode ser útil como agente anti-inflamatório e anti-tumoral.
Atuar como descongestionante
O alecrim possui propriedade descongestionante e febrífuga, de forma que pode ajudar no tratamento da gripe e do resfriado, diminuindo a febre, diluindo o muco e aliviando a dor de garganta.